Pesquisar Último Registro em Planilha Excel via Códigos VBA

Pesquisar Último Registro em Planilha Excel via Códigos VBA Nesta aula Vamos trabalhar como a macro para pesquisar o último registro de acordo com critério beleza pessoal então vamos para o VBA guia desenvolvedor Visual Basic eu vou.

Pesquisar Último Registro em Planilha Excel via Códigos VBA

Fazer a macro em um módulo então menu inserir módulo e dentro do módulo sub eu vou chamar esta macro e pesquisar pressionei enter já criou o endsub próximo passo é colocar um sistema de.

Tratamento de erro caso tudo ocorreu bem e a gente sabe Caso contrário vai para erro dois pontos e exibe uma msg Box abre aspas duplas erro ponto exclamação.

E fecha aspas duplas vírgula bebê Critical vírgula abre aspas duplas título da mensagem pesquisa e fecha aspas duplas por enquanto.

Deixem desativar o sistema de tratamento de erro próximo passo é definir as variáveis da nossa macro de critério.

As string do tipo texto vírgula as string linha as Doble do tipo número din se as variantes.

Próximo passo é atribuir valores a estas variáveis começando pelo critério podem copiar a variável critério variável critério igual no meu exemplo o critério vai estar na célula B5 da Guia.

Menu no entanto eu preciso referenciar o nome interno do VBA da Guia que é este planilha 1 fora dos parentes então depois do sinal de igual planilha 1.

Ponto Range abre e fecha parênteses e dentro dos parênteses abre e fecha aspas duplas e dentro das raspas duplas célula B5 fora dos parênteses.

Capturamos o critério agora nós precisamos verificar se tem um critério pode ser que é variável critério esteja vazia então agora nós vamos trabalhar com o if e.

Critério igual a ínted neste caso eu vou sair da macro e a gente sabe E para fechar o IP and no entanto se passou por este if eu posso referenciar a guia da planilha com.

A base de dados podem copiar a variável plano no meu caso a base de dados está na guia produtos mas eu preciso referenciar o nome interno do VBA da Guia que é este.

Veja Também:

    Planilha 2 fora dos parentes então a

    Variável plano vai ser igual a planilha 2 ponto nem referenciamos a guia da planilha Já.

    Podemos referenciar a coluna que nós vamos pesquisar Então agora eu vou trabalhar com um it witch abre e fecha parênteses e dentro dos.

    Parênteses vai a variável plano copia e cola fora dos parênteses ponto ruins abre e fecha parênteses e dentro dos parênteses abre e fecha aspas e dentro das raspas duplas nós vamos.

    Referenciar a coluna da guia da planilha no meu caso eu vou fazer a pesquisa pela coluna de volta no VBA dentro das aspas duplas a dois pontos a.

    E agora precisamos fechar o it com And and witch e dentro deste White nós vamos setar a variável c podem copiar a variável.

    Aponta ponto fim abre e fecha parênteses e dentro dos parênteses vai a variável critério podem copiar e colar vírgula na sequência.

    Looking 2 pontos igual xlvalos vírgula espaço e agora pessoal eu vou colocar o underline para continuar a digitação do código na próxima linha.

    Tecla shift o tracinho está ali o underline e pressiona entre na sequência Lucas dois pontos igual XL wolly porque vai ser uma pesquisa.

    Exata vírgula e agora pessoal bem com calma porque é um comando um pouco mais complicado para digitar vai ser ser Direction.

    Direction

    Digitem pessoal bem com calma e cuidem que o d é encaixa alta depois do Direction 2 pontos igual vocês vão colocar.

    XL previous Previ preve-ous prévios para retornar o último registro de acordo com o critério fizemos a pesquisa agora nós precisamos.

    Verificar qual foi o retorno da pesquisa então nesta primeira parte do hífen significa que o registro foi encontrado então.

    Agora nós precisamos capturar o número da linha copiar a variável linha e a variável vai ser igual a variável c ponto.

    Já sei a linha já posso carregar a informação para as células C5 No meu caso eu vou colocar o resultado da pesquisa nas célula C5 da Guia menu de volta no VBA guia menu nome interno do.

    VBA planilha então depois da variável ponto Ranger abre e fecha parênteses e dentro dos parênteses abre e fecha aspas duplas e dentro das aspas duplas célula.

    C5 fora dos parênteses ponto Vale vai ser igual Agora eu preciso referenciar a planilha da base de dados no meu caso planilha 2.

    Então planilha 2.ceus abre e fecha parênteses e dentro dos parênteses vai a variável linha vírgula qual coluna eu quero capturar no meu caso guia produtos eu quero capturar.

    A coluna dois que a pesquisa vai ser feita pela coluna um então coluna dois eu quero que retorne de volta no VBA depois da vírgula coluna dois fora dos parênteses ponto Vale Ok.

    Capturamos a informação no entanto se entrar no elsea significa que o registro não foi encontrado neste caso eu vou alertar o usuário utilizando uma MS de box.

    Msgbox abre aspas duplas eu vou colocar não encontrado ponto de exclamação fecha aspas duplas vírgula e o tipo da mensagem eu vou.

    Colocar VB exclamation vírgula abre aspas duplas título da mensagem pesquisa e fecha aspas duplas E se o registro não foi encontrado eu vou limpar a célula C5 da planilha.

    Então planilha um ponto Range célula C5 vai ser igual a ínted dar uma ajustada estou aqui fizemos a pesquisa depois que sair do it eu preciso fechar a variável se podem.

    Copiar essa parte variável você vai ser igual anotem para limpar a memória do computador feito a macro para pesquisar o último.

    Registro no entanto tem mais um detalhe eu quero acionar a pesquisa quando for inserido o critério na célula B5 então agora nós vamos fazer o seguinte de volta no VBA vocês vão dar um duplo.

    Clique na guia da planilha onde vocês colocaram o critério para pesquisa e nesta caixa de seleção onde tem geral vocês vão escolher workfit por padrão caímos no evento.

    Selection change Mas nesta caixa de seleção do lado direito vocês vão selecionar o evento Change este evento selection Change podem.

    Deletar e dentro deste evento nós vamos acionar a nossa macro no entanto somente seu usuário estiver trabalhando na célula critério então ouvirem pessoal que tem dois de e dois.

    Esses se a célula que o usuário está trabalhando por igual abre e fecha aspas duplas e dentro das raspas duplas vocês vão colocar esse.

    Frango célula no meu caso é a célula B5 então B mais um cifrão número da linha linha 5 Fora as duplas eu vou acionar a macro meu caso a.

    Macro está no módulo 1 ponto já apareceu o nome da macro macro pesquisar e para fechar o if and desta forma quando o critério por inserido Nós já vamos fazer a pesquisa.

    Salva as alterações e vamos testar Então agora eu vou pegar a TV 39.500 com 50 vamos ver show de bola agora eu vou testar a TV 32 último registro.

    1901 guia menu TV 32 show de bola pessoal Nossa macro está funcionando corretamente como não aconteceu o erro podemos ativar.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo e autoria deste vídeo transcrito, é do produtor do canal. Clique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=yYfpwlzQE10

Postar um comentário

Post a Comment (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem