Estudo de Caso - Análise Ambiental para Planejamento com SWOT

Estudo de Caso - Análise Ambiental para Planejamento com SWOT Olá eu sou o Rafael Ávila um dos criadores aqui do Luiz Prime e ao longo desse vídeo eu vou te mostrar um estudo de caso de como fazer a análise Ambiental do seu negócio essa análise.

Estudo de Caso - Análise Ambiental para Planejamento com SWOT

Ela é muito importante em todos os momentos de planejamento do seu negócio que antes de planejar e definir suas estratégias indicadores e metas é muito importante que você conheça a realidade.

Do seu negócio então se você tá fazendo um planejamento para o próximo ano ou se você está em algum momento de replanejamento ao longo do ano utilizar uma análise ambiental vai te ajudar.

Bastante para isso eu vou usar uma ferramenta chamada análise swot que tem esse nome por conta do acrônimo né em inglês swotic tá representando forças fraquezas witness.

Oportunidades e as ameaças por isso chama análise sua ótima você já pode ter ouvido também com análise fofa justamente por representar forças oportunidades fraquezas.

Ameaças Então essa é uma ferramenta muito legal eu vou utilizar agora um estudo de caso de uma consultoria para a gente avaliar Quais são as forças fraquezas ameaças de oportunidade de.

Como isso pode direcionar a estratégia dessa consultoria Então vamos lá a gente tem na planilha de análise swot 4.0 que está disponível na sua assinatura do luz Prime uma parte de cadastro de onde você.

Vai definir as áreas da sua empresa e quem são os responsáveis por essas áreas né inclusive aqui você pode colocar gerentes diretores analistas enfim todas as pessoas que estão envolvidas e que de.

Alguma forma fazem a execução né de plano de ação em prol das estratégias do negócio uma vez que você tenha feito isso você pode entrar direto na análise e avaliação de fatores internos e.

Externos eu vou começar sempre pelos fatores internos que são aqueles que a empresa tem algum controle no caso dos fatores externos são aqueles que a empresa não consegue controlar no máximo.

Trabalhar em cima daquela pressão positivo ou negativa que tá vindo de fora da empresa começando com as forças a gente já tem aqui uma lista de algumas forças que são padrão para vários.

Negócios Mas você pode sempre colocar coisas específicas do seu setor do seu mercado da sua empresa como um todo e aí avaliação ela pode variar mas no uso da nossa ferramenta a gente usa esse método.

Veja Também:

    Onde a gente tem avaliação da - Luz Prime

    Importância da intensidade e da tendência das forças e das fraquezas E no caso dos fatores externos a gente tem a importância A Urgência e a tendência.

    Então vamos olhar primeiro aqui com uma força né a marca é reconhecida no mercado ou seja essa empresa já tem algum reconhecimento no mercado Isso é importante para o setor onde eu tô.

    Atuando para minha empresa atual é totalmente importante Qual é a intensidade disso né Essa minha marca ela é realmente reconhecida no mercado sim é então eu posso botar que ela é.

    Muito forte poderia botar forte média fraco muito fraca gosto muito forte e qual é a tendência disso ao longo do tempo se eu não fizer nada tendência de melhorar ou de piorar é.

    Você vai colocar no caso da minha marca eu vou colocar mantém talvez até seja o caso de piorar um pouco né se você não faz nada para sua marca Ser Reconhecido ao longo do tempo a tendência que ela.

    Seja esquecida isso gera uma pontuação para aquela força e uma força ela não necessariamente é muito forte né não necessariamente ela tem uma pontuação alta Às vezes você tem uma força a.

    Empresa tem diferencial inovador é uma consultoria que faz planejamento estratégico da maneira mais padronizada possível então qual a importância de ter um diferencial inovadora poderia falar.

    Que é muito importante nesse caso Vamos só fingir que eu vou ter que não tem importância nenhuma qual a intensidade do diferencial inovador no meu negócio é fraca baixo não tem e qual a tendência.

    Disso acontece se eu não fizer nada é de piorar então a minha pontuação para esse item de força é dois e aí você vai avaliando cada um dos itens da sua consultoria né portifólio de produtos ou.

    Serviços é variado custo é baixo precisa

    Obter o maior lucro é alto né a gente vai vendo esse essas situações vamos fazer a mesma análise para as fraquezas né Então nesse caso é localização.

    Geográfica qual a importância de uma localização geográfica para uma consultoria que atende de maneira virtual sem importância nenhuma agora se fosse uma consultoria que precisa estar.

    Presencialmente no negócio para fazer avaliações internas entender como é que estão enfim alguns processos e isso precisa nesse caso era totalmente importante né a gente vai ter sempre.

    Essa avaliação caso a caso não é porque o seu negócio é de um tipo que ele necessariamente vai ter uma pontuação automática Qual é a intensidade né localização geográfica é ruim não.

    Negócio Ele tá bem localizado ou mal localizado mal localizado então muito fraco se eu tivesse muito bem localizado eu tô perto de muitas empresas de um polo industrial de um polo enfim.

    Empresarial né eu consigo muito diferente nas minhas redondezas isso ajuda é no networking tudo mais a gente é uma avaliação forte muito forte é depender E se a gente for ver a.

    Tendência né Qual é a tendência de você conquistar mais negócios porque essa é a minha ideia minha localização geográfica também ajudando a conseguir mais negócios a tendência é piorar ou.

    Melhorar seu continuar longe talvez a internet seja manter né se você tá longe você não vai te ajudar nem piorar muito e a gente faz isso gera uma pontuação de 60 a gente sempre vai ter essa análise.

    Para as forças e fraquezas e agora só para te mostrar um pouquinho também desse estudo de caso entrando na ideia dos fatores externos né a gente vai entrar em oportunidade Então qual a.

    Possibilidade de parcerias estratégicas para o meu negócio Existem poucos concorrentes no mercado aproveito políticas governamentais enfim para cada um desses itens a logica é a mesma né.

    Então vamos para o primeiro possibilidade de parcerias estratégicas chupando que a minha consultoria ela de fato tem algumas parcerias utiliza essas parcerias né É para indicação de.

    Clientes isso já funciona bem já funciona Então qual a importância muito importante totalmente importante Qual é o urgência para a gente trabalhar mais parcerias Poxa para ontem porque se.

    A gente fizer isso melhor o comercial a gente atinge mais objetivos então é para ontem e qual é a tendência se a gente não fizer nada é de piorar muito então isso gera para gente uma avaliação da.

    Pontuação aqui que a gente poderia ter variando de 125 até um né se a gente tiver tudo da pior maneira então isso tudo vai direcionando as suas oportunidades e as suas ameaças vão.

    Seguir o mesmo padrão né no caso quando a gente fala de ameaça Se melhorar é um ponto Positivo né então vai diminuir a pontuação Se piorar vai aumentar e a gente tem essa pontuação é sendo cada.

    Vez mais crescente nesse caso terminei de fazer avaliação de fatores internos internos sempre avaliando nesses essas três variáveis que vão indicar uma pontuação para cada um desses itens isso.

    Vai culminar na matriz ótima e a matriz Ótica É talvez a ferramenta mais legal para te indicar que que realmente importa nessa sua avaliação Geral do negócio então se você tá pensando no.

    Planejamento pensar em criar estratégias ações para você de fato conquistar os seus objetivos né se elas não estiverem embasadas e focadas nesses fatores mais importantes que ficam separados na.

    Matriz Switch Provavelmente você não vai conseguir fazer tudo que deveria né para de fato levar sua empresa com outro patamar no Bacana Então a matriz swot ela te direciona e a partir daí você.

    Consegue pensar em cruzamentos né que é basicamente você analisar como as forças e fraquezas estão impactando oportunidades e ameaças você vai ter uma análise dos planos de ação que você tá.

    Executando né então é sempre importante que para cada plano de ação você determina para Qual item ele vai ser então às vezes a gente escolhe tecnologia que é uma força mas eu podia.

    Escolher equipe a competente entrosada e aí para cada item que você escolhe ele vai direcionando né O que você tá fazendo e isso é super importante porque quando você determina se você tá fazendo.

    Um plano de ação para uma força para uma fraqueza você tá indicando para nossa planilha se você tá indo atrás de todos os pontos que são mais essenciais enfim para o seu negócio né de acordo com essa.

    Avaliação de ambiente então quando a gente termina isso a gente vai ter relatórios dizendo qual o seu índice de favorabilidade que varia de menos 200 a mais de 200% é você vai ter uma série de.

    Outros indicadores né relacionados a planos de ação então dos 20 mais importantes pontos da sorte então separados ou seja 45% aproximadamente se eu.

    Tivesse fazendo um planejamento sério eu teria que aproximar esse número eu teria que tá direcionando ações para grande parte dos meus objetivos aqui então qualquer estudo de caso em qualquer.

    Momento real que você esteja passando na sua empresa é super importante relevante que você Analise esses indicadores para você entender exatamente qual é a direção que você tá tomando e aqui na.

    Planilha de análise swot 4.0 que como eu já falei no início do vídeo tá disponível na assinatura do Luiz Prime você vai ter a possibilidade de ver também em dashboard esses indicadores.

    Gerais da análise swot e também dos planos de ação e acompanhamento do que que você tá fazendo a partir dessa análise ambiental que você teve Então essa é uma ferramenta bem completa que.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade de conteúdo é do produtor do canal.Clique no link do Vídeo e Saiba Mais: https://www.youtube.com/watch?v=Q_Cy3t1QVus

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